Como colocar papel adesivo de parede? Existe um tutorial no qual podemos seguir com sucesso? A resposta é sim para sua pergunta, e trouxemos esse tutorial nesse nosso conteúdo de hoje. Leia com a gente!

Como colocar papel adesivo de parede: o que é necessário?

Como colocar papel adesivo de parede? Comece escolhendo o estilo do papel que irá usar, afinal, ele tem que ser escolhido a seu gosto. Uma vez escolhido o papel, é hora de selecionar a cola que usaremos para aplicá-lo, assim como da superfície a ser coberta.

Para papel comum não vinílico (à prova d’água), pode-se usar um adesivo universal para papel de parede, enquanto para papéis vinil adesivo será necessário usar cola de vinil.

Se o papel que queremos aplicar for leve, o adesivo deve ser celulósico, mas se o papel for pesado e grosso (mas não vinil), deve-se usar uma cola especial reforçada com resinas sintéticas, que ajudará a segurar mais peso.

Por fim, se o papel que você vai usar for do tipo autoadesivo, você não precisará de cola. Depois de ter escolhido o papel que mais se adequa às características da sala, aos seus gostos e necessidades, é hora de fazer a lista completa dos materiais que irá utilizar na sua colocação.

  • Balde de cola;
  • Balde e esponja para limpeza de parede (final);
  • Escadas;
  • Régua para cortar papel;
  • Tesoura;
  • Pano;
  • Lixa;
  • Espátula;
  • Pincel de papel de parede;
  • Pincel para aplicar a cola;
  • Mesa ou superfície para deixar o papel de parede.

Como colocar papel adesivo de parede: preparação

A primeira etapa de como colocar papel adesivo de parede é a preparação das paredes e, se forem paredes novas ou porosas (revestidas com gesso), é necessário aplicar uma cola que sirva para diminuir a porosidade e assim melhorar a aderência.

Deixe secar por 24 horas para manter a superfície em boas condições. Se as paredes forem pintadas é necessário lavar e enxaguar, mas se a parede for pintada com tinta brilhante será necessário lixar previamente.

No caso de ambientes úmidos ou com umidade, é importante aplicar uma demão de cola especial para paredes úmidas e deixar secar bem.

Se as paredes apresentarem fissuras ou buracos, será necessário raspar as áreas para retirar os resíduos, a seguir, com uma massa corrida e uma espátula, preencha as fendas ou buracos e deixe secar, lixe tudo para combinar com a superfície da parede.

Depois disso a superfície está pronta para o papel de parede e é hora de cortar e colar o papel.

O papel vem em rolos, então você terá que cortar as tiras usando a medida da altura da parede, adicionando 5 centímetros de margem para fazer os últimos cortes depois de colada.

Coloque as tiras de papel com a frente voltada para baixo sobre a mesa ou superfície que usaremos para colar, passo que realizaremos com pincel, primeiro no meio da tira e do centro para fora, colando bem as bordas. 

Uma vez que metade da tira é coberta, a massa é dobrada sobre si mesma e o passo é repetido na outra metade. Quando a tira está totalmente colada, é necessário descansar entre 5 e 10 minutos antes de colocá-la.

Como colocar papel adesivo de parede: colocando o papel

Como colocar papel adesivo de parede? É importante começar a colocar as tiras de papel usando uma janela como ponto de partida.

A metade superior da tira é desdobrada e colocada na parede alta sem desdobrar a metade inferior do papel, depois a borda é alinhada com a moldura da janela, deixando alguns centímetros acima do teto para uma guarnição e acabamento em pó.

Passamos a colar o papel na parede, usando as mãos, do centro para fora, para retirar as bolhas de ar, podemos usar uma escova de papel de parede ou um pano limpo e seco.

Quando a parte superior está firme, a metade inferior é desdobrada e colada da mesma forma. As demais tiras de papel são colocadas da mesma forma utilizando a referência da primeira tira, unindo perfeitamente as bordas.

Uma vez que a superfície é coberta, as juntas são enroladas e o excesso das bordas superior e inferior são aparadas com uma tesoura. Agora que já sabe o passo a passo de como colocar papel adesivo de parede, mãos à obra!