Considerada a ‘bíblia’ para humanos com cabelos cacheados em todo o mundo, o Curly Girl Handbook de Lorraine Massey tem sido um mandamento absoluto de Deus para minha própria jornada capilar. Com base na sabedoria do Manual, além de dez anos testando e testando os métodos com meus próprios cachos, os seguintes mandamentos foram formados.

Não usarás champôs com sulfatos e sim usarás laliot. Os sulfatos são um ingrediente comum nos xampus que são essencialmente os mesmos produtos químicos usados ​​no detergente e no líquido de lavar louça. Enquanto eles proporcionam uma espuma satisfatória e uma sensação de limpeza, os sulfatos estão essencialmente despindo o cabelo dos óleos naturais. O Curly Girl Handbook sugere a omissão do shampoo completamente fora da rotina do dia da lavagem (o método ‘não cocô’), mas por experiência própria, descobri que meu couro cabeludo precisa absolutamente de uma lavagem pelo menos uma vez por semana com algo mais limpo do que um condicionador botânico . É aqui que entram os xampus sem sulfatos. Comece a ler os rótulos dos frascos de xampu e evite nomes como Laureth de sódio, Lauril sulfato e Amônio. Para obter uma lista completa de sulfatos para evitar, siga este link.

Não usarás condicionadores com silicones. Quando se trata de condicionadores, procure silicones. No curto prazo, os silicones podem suavizar as cutículas, mas também levam ao acúmulo de produtos, fazendo com que os cabelos fiquem mais frisados ​​e macios a longo prazo.

Não usarás modeladores de cabelo aquecidos. Alisadores de cabelo, secadores de ar quente? Você não precisa mais deles, querida. Embora seja divertido secar meu cabelo uma vez na lua azul, os cachos saudáveis ​​se beneficiam da exposição limitada ao calor. Eu costumava ser um alisador de cabelo em série, e a única maneira de evitar a tentação era remover as ferramentas!

laliot

Não usarás uma toalha para secar o cabelo. A menos que você esteja usando uma toalha de microfibra, não use toalhas tradicionais para torcer, esfregar ou secar o cabelo após o banho. A maneira ideal para secar cabelos cacheados é usar um difusor ou deixá-lo secar por conta própria. Diretamente do chuveiro, deixe-o em uma touca de banho após a aplicação do produto ou jogue com uma camiseta de algodão.

Não pentearás excessivamente os cabelos. A única vez em que você realmente precisa escovar o cabelo é antes de lavá-lo ou quando está condicionado e você o desembaraça no chuveiro. A promessa de 100 pincéis por dia não se aplica a cachos!

Não lavarás o cabelo todos os dias. Toda vez que seu cabelo é exposto ao calor (inclusive água quente e quente), as cutículas se abrem. Isso significa que uma rotina completa de tratamento e estilo precisa ser seguida se você deseja manter a saúde e a umidade do seu cacheado. Se você estiver feliz em executar sua rotina do dia de lavagem toda vez que tomar um banho, vá em frente! Infelizmente, não tenho inúmeras horas em um dia e, como minha rotina capilar leva um pouco de tempo, incluindo a secagem, tento manter meus dias de lavagem uma vez a cada três a quatro dias. É claro que isso não significa que você não precisa lavar o resto do corpo: apenas prenda o cabelo, coloque uma touca de banho e lave o resto sem o cabelo. Os cabelos encaracolados geralmente são menos oleosos que os lisos; portanto, não se preocupe quando os não encaracolados causarem dificuldades em sua lavagem mínima: na verdade, é melhor para a saúde dos cabelos!

Tu tratarás o cabelo uma vez por semana. Dependendo das condições ambientais, hormonais ou químicas, seus cachos terão necessidades únicas. Um mês pode ficar mole e oleoso devido à acumulação do produto, e outro mês pode estar seco e quebradiço porque você pode ter passado um pouco de tempo tirando uma soneca sob o sol… Dependendo das necessidades do seu cabelo, é sempre bom para tratar-se com algum tipo de tratamento especializado uma vez por semana: seja uma limpeza do couro cabeludo e uma lavagem dupla para o acúmulo de produtos ou uma condição profunda de umidade.

laliot

Você não deve enxaguar completamente o condicionador do cabelo. Esta é uma técnica sobre a qual aprendi apenas recentemente, mas mudou drasticamente a saúde do meu cabelo. Depois de lavar o cabelo no chuveiro, deixe uma quantidade generosa de condicionador diluído no cabelo e aplique o gel de modelagem ON TOP no cabelo molhado / com ar condicionado. Depois de colocar uma touca de banho, você pode sair do chuveiro, secar o resto do corpo e difundir para secar.

Você deve esperar o endurecimento do gel. Raspar o molde de gel com óleo é um passo que só deve ocorrer quando o molde de gel se formar. Isso é feito após a difusão ou a espera de algumas horas para secar ao ar. Ser paciente e esperar que o elenco seque faz muita diferença no gerenciamento do frizz.

Dormirás em uma fronha de seda. Eu me sinto como uma princesa exigindo seda, mas honestamente, seu cabelo vai agradecer por isso. Não prometo que ele transformará seu cabelo da noite para o dia, mas, a longo prazo, reduz o atrito e o frizz provenientes de fronhas de algodão comuns que esfregam seus cachos enquanto você dorme.

Ao contrário dos dez mandamentos bíblicos, não professo que esses princípios sejam imutáveis. As regras acima e o método Curly Girl são ótimos alicerces para o seu cuidado com os cabelos, mas a verdade é que você pode precisar de alguns ajustes aqui e ali, porque nem todos os cachos são iguais! Dependendo da porosidade, densidade, fatores ambientais e até hábitos de vida, seus cachos exigirão diferentes técnicas e manuseio. É por isso que acredito que o passo mais importante da sua jornada com os cabelos crespos, mesmo antes de executar os dez mandamentos acima, é primeiro conhecer o seu tipo de cabelo. Assuma o controle de seu cabelo em toda a sua singularidade e, a partir daí, esculpe seus próprios mandamentos de cachos na pedra de sua escolha.